Saturday, April 28, 2007

Duda Yankovich

Duda Yankovich nasceu no leste de Europa, na Sérvia (antiga Iugoslávia), em uma pequena cidade chamada Jagodina. Desde cedo esteve envolvida com esportes, sempre se destacando dentro de grupo.

Aos 11 anos de idade começou a treinar com afinco o Karate estilo Shotokan. Aos 14 anos recebeu a faixa preta e passou a ser a atleta mais nova entre todas as faixas pretas femininas do país. Durante 6 anos de competição conquistou vários títulos nacionais e internacionais entre quais os mais importantes são:

• Vice-campeã Européia;
• Medalha de bronze no Campeonato Mundial Juvenil, ambos em 1994.

No ano seguinte, parou de treinar Karate e começou com o Kick Boxing. Durante 5 anos consagrou-se 4 vezes a campeã nacional, foi campeã dos Bálcãs e Mediterrâneos (ambos em 1998), participou também de dois campeonatos mundiais e dois europeus.

Um ano depois de ter vivido a guerra na Sérvia, em 1999, mudou-se para o Brasil. Duda continuou sua carreira de Kick Boxing e adquiriu em três anos a faixa preta (2001). Tornou-se campeã nacional brasileira por três vezes:

• Campeã pan-americana (2000);
• Bi-campeã sul-americana (2001 e 2003).

No ano de 2002 ela fez a sua estréia no boxe amador que se tornou o esporte primordial em sua vida, caminhando por rumos mais profissionais. Sagrou-se campeã nacional em 2002, 2003 e 2004. Conquistou medalha de bronze no campeonato pan-americano de boxe 2005.

No dia 23/07/2005 fez a sua estréia no boxe profissional, contra a argentina Guilhermina Fernandez. Venceu no quarto assalto por nocaute. Depois disso fez mais três combates, vencendo todos por nocaute. Sua quarta luta profissional foi contra atleta brasileira Letícia Rojo e lhe valeu cinturão brasileiro.

Com este título começou a treinar com mais afinco, pretendendo chegar a uma disputa de título mundial. Depois de mais dois combates internacionais vencidos, foi confirmada a disputa para o título mundial da WIBA (Women´s Internacional Boxing Association), na categoria de super leves contra a veterana colombiana, Darys Pardo.

Duda venceu esta disputa de título mundial com decisão unânime dos árbitros. Trouxe nesta época o título mundial para o Brasil, primeira consagração nacional desta categoria.

Após o título mundial conquistado em novembro de 2006, Duda faz sua primeira luta pela defesa do Título Mundial em 17 de março de 2007 contra a americana Belinda Laracuente, vencendo por pontos mais um desafio que durou 10 assaltos.

Ao longo de sua carreira Duda acumula um cartel de 8 lutas, 8 vitórias das quais 5 por nocautes.

Em processo de nacionalização, hoje representa uma líder no mundo de boxe feminino em um país que conta, a cada dia, com atletas de qualidade. Demonstrando o seu valor no boxe internacional amador e profissional. Atualmente reside em São Paulo, treina e trabalha como personal trainer na academia Companhia Athletica.

Cursou faculdade de Educação Física na FMU. Durante os anos vivendo e treinando no Brasil, administrou vários treinamentos de Kick Boxing e Boxe, além de clínicas.
Durante sua vivência na Sérvia sempre teve um espírito inquieto, buscando novos desafios. Isso a levou terminar um curso de 6 meses de formação de guarda-costas (escola “007”).

Ao final do curso, trabalhava nas boates de luxo da capital Belgrado, como chefe de segurança. Além disso, trabalhou como guarda-costas para algumas celebridades do local.
Além destas atividades, fazia parte de uma equipe de dublês (zvonce) e atuou em vários vídeos-clipe, comerciais e um filme (Compre-me um Eliot).

Apesar da paixão pelas lutas, ela também pratica esportes radicais, assim como: mergulho, snowboard, patinação, mountain bike, paragliding, rappel, bungee jumping, entre outros.


Em decorrência da sua fácil adaptação, maneira diferente de ser, autenticidade, paixão pelas lutas, agressividade no ringue, e gênio forte, Duda Yankovich foi apelidada de “camaleão” [o nome "camaleão" significa "leão da terra", e é derivado das palavras gregas chamai (na terra, no chão) e leon (leão)].
"A adrenalina faz me sentir viva!!!" - Duda

No comments: