Tuesday, September 14, 2010

E tem como entender os homens?

Dizem que é impossível entender as mulheres, mas eu penso o contrário: impossível é entender os homens.
Não os homens em si, que são até muito previsíveis na maioria das vezes, mas as atitudes que deles partem. Vamos por partes no raciocínio:
Geralmente, nós mulheres, queremos ser compreendidas, nós queremos é que os homens nos entendam e é aí que as coisas se complicam e ficam ininteligíveis. Eu, por exemplo, gosto de deixar tudo às claras, pois com muito custo eu aprendi que é melhor. Mas do que adianta falar quando a outra pessoa parece tapar o ouvido? Pedir pra não fazer vira sinônimo de FAÇA. Pedir para fazer vira sinônimo de NÃO FAÇA. E eu não falo de dar ordens, falo de pedidos mesmo. Sabe quando você pede para que a pessoa não faça, pois fazendo estará te machucando? E sabe o que a pessoa faz? Ué, ela simplesmente FAZ.
Eu não sei qual o tipo de pensamento que impulsiona isso, mas certamente o impulso e isso faz perder a razão.
Você, mulher, que se identifica com essa situação certamente já quis gritar:
OLHA PRA MIM, PRESTA ATENÇÃO QUANDO EU FALO, ME ESCUTA, CONVERSA COMIGO, EU PRECISO DE ATENÇÃO...
Acontece que, muitas vezes, até quando gritamos, essas palavras não fazem efeito nenhum! 
E o resultado é devastador...
Eu vi isso passando pelos meus olhos, diante de mim como um furacão que leva embora tudo que está à sua volta, mas eu sempre me contentei com falsas promessas de uma mudança que NUNCA ACONTECEU.
Ontem, assistindo um velho filme nacional, eu caí na realidade. O filme era "Sexo, amor e traição". A história, casais que não se entendem. A identidade, a mulher que não é entendida.
Quer saber? Chega de escutar "eu te amo" e ver nas atitudes outra coisa. Chega de estourar por qualquer motivo e fazer um estardalhaço no coração. Chega de segundas, terceiras, quartas e vigésimas chances para recomeçar. Quando o meio já se desfez não existe recomeço.
Quantas coisas, pequenas, eu pedi e que passaram despercebidas? Quantas coisas eu disse que gostava e que NUNCA SÃO LEMBRADAS? 
Eu sou mulher, sou o maior significado que essa palavra pode ter e eu não vivo de "eu te amo". Eu vivo de carinho, atenção, pequenas atitudes que para mim são va-li-o-sas e que moldam o meu modo de agir em reciprocidade. Eu sempre procuro o meu lugar na vida das outras pessoas e se eu percebo que esse lugar é pequeno, e que não está me cabendo, eu saio. E não, eu não sou espaçosa, mas acredito que quando tem amor de verdade em questão, cada um pode abrir um espaço generoso e importante pra outra pessoa, sem perder a própria vida. 
Eu não quero ser os últimos 30 minutos do dia de ninguém. Eu quero ser parte do dia de alguém. E eu não falo de presença física.
Não quero alguém pra mim "quando sobrar um tempo". Chega de rezar pra que amanhã sobre um pouquinho mais de tempo do que hoje. Uma mensagem não toma mais do que 3 minutos de ninguém; um telefonema pode tomar até menos tempo.
Eu não quero perder os meus dias no vazio e na saudade, esperando por um gesto de carinho, já que o tempo continua curto.
E muito menos quero ficar gritando ME DÊ ATENÇÃO.
A incompatibilidade de agendas é a melhor desculpa que os artistas e celebridades usam para justificar o fim de seus romances. E é a mais justa. Não existe romance à distância, não existe romance sem estar perto, sem estar por perto.
Eu quero estar por perto e quero alguém por perto, que mesmo sem estar presente, demonstre que está sempre ao meu lado. 
O problema é deixar que o dia se passe inteirinho, para nos últimos 30 minutos do o fim do dia, finalmente dar às caras.
O mal é que as pessoas se esquecem de que pequenos gestos evitam que você caia no esquecimento. Fique longe, mas esteja presente. Não deixe nunca que a pessoa perceba que pode viver sem você, pois ela pode.
O amor cai no esquecimento. Quando ele não é lembrado todos os dias, a pessoa se acostuma a viver sua vida frenética na ausência daquele amor e chega o dia em que ele, mesmo vivo, mesmo existindo, fica guardado. Não há amor que se sustente sem ser lembrado. Aliás, assim acontece com todos os sentimentos. Você deixa de se lembrar dos seus amigos e estes viram colegas. Você deixa de se lembrar das suas mágoas e estas viram feridas cicatrizadas...
Por mais que o sentimento exista, o que o mantém vivo é a lembrança. É a lembrança que move a saudade e essa lembrança é automática durante um tempo, mas depois necessita de combustível para seguir viva no pensamento e na ausência desse combustível, cai no esquecimento!




Acho que por enquanto é isso. Um desabafo, um pedido de mudança. Pois amor, esse eu cansei de pedir.
Um abraço a todos que passam por aqui e vamos em frente que atrás vem gente!!!


* Rê

No comments: