Sunday, November 06, 2005

O que posso dizer a respeito da sociedade em que vivo?

A maioria das pessoas encontra-se em um estado de "manifestação de fingidas virtudes", a famosa hipocrisia. Falam das atitudes uns dos outros. Julgam. Acham-se no direito de ditar o certo ou o errado, mas na verdade, não passam de pessoas sórdidas (adj. 1. Que denota sordidez. 2. Baixo, torpe, vil. 3. Indecente, vergonhoso. 4. Avaro, mesquinho.), que apenas olham para os defeitos dos outros com a única intenção de amenizar os seus.
É fato que para este tipo de pessoas, sempre será mais fácil julgar à olhar para seus próprios atos.
Viver em sociedade não é facil, pois o tempo todo, temos de nos acostumar com as manias (s.f. 1. med. Desordem mental caracterizada por grande excitação psíquica, exaltação e instabilidade de atenção. 2. Esquisitice, excentricidade.) dos outros.
Ninguém está livre da hipocrisia.
Nem eu.
Muito menos você, que, provavelmente, ao ler o que escrevo faz um juízo distorcido de quem sou.

Renata Knack


Curiosidades.

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.

Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

O cientista cognitivo Keith Stanovich fez uma carreira do estudo da hipocrisia. Ele a vê como surgindo da incompatibilidade de tais coisas como o interesse próprio e os desejos com crenças de ordem mais alta na moralidade e na virtude. As únicas pessoas que não são hipócritas são a minúscula e talvez não-existente minoria que é tão santa que nunca se entregam a seus instintos mais básicos e o grupo maior que nunca tenta viver segundo os princípios da moralidade ou virtude. Ele dessa forma defende que os hipócritas são na verdade a classe mais nobre das pessoas. François duc de la Rochefoucauld tinha expressado alguns séculos antes uma opinião semelhante quando declarou que "a hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude."

O termo “hipocrisia” é também comumente usado (alguns diriam abusado) num sentido que poderia ser designado de maneira mais específica como um “padrão duplo”. Um exemplo disso é quando alguém acredita honestamente deveria ser imposto um conjunto de morais para um grupo de indivíduos diferente do de outro grupo.


No comments: