Wednesday, December 07, 2005

A Contagem do Tempo em Arda

Medidas e Comparações

Não se sabe exatamente qual é a idade de Arda. No momento de sua criação por Eru Ilúvatar Arda foi mostrada aos Ainur como um mundo esférico flutuando no vazio. Por longos minutos os Ainur se maravilharam com esse novo mundo e alguns acabaram por descer a ele.

Bem... não se tem nenhum registro da medida do tempo nos Salões Eternos, e, portanto não se sabe por quanto tempo Arda permaneceu desabitada. Mesmo depois da chegada dos Ainur medir o tempo é difícil uma vez que Arda era completamente escura não existindo o sol e a lua. Muitas Eras depois, os Valar criaram as Duas Lâmpadas chamadas Illuin e Ormal. Mas apesar de existir a luz ainda não havia um por do sol para medir a duração do dia. Tolkien fornece a medida cronológica em Anos dos Valar e Eras dos Valar. Cada Ano dos Valar equivalem a dez anos como nós os conhecemos, e cada Era dos Valar possui cem Anos dos Valar. E como uma Era dos Valar engloba cem Anos dos Valar, ela corresponde a mil anos dos mortais.

Embora existam muitos sistemas concorrentes e variações nos eventos e datas nos vários registros de Tolkien, existe consistência suficiente para estimar que entre a criação de Arda e o final da Terceira Era do Sol (pouco depois da Guerra do Anel) existem 37 Eras dos Valar, ou mais exatamente 37.063 anos dos mortais. Eras mais tarde, quando os Valar estavam no continente de Aman foi possível medir a duração dos dias de forma precisa. Isso ocorreu com a criação das Duas Árvores, Laurelin a Dourada, e Telperion a Branca. Este foi o início da contagem do tempo em Eras de Valinor.

Estas Árvores irradiavam uma luz que era como a prata e o ouro. E o inicio e o fim do brilhar mais forte de cada uma delas marcava o início e o fim do dia. Ainda muitas Eras se passaram depois da criação e do fim das Árvores quando foram criados o Sol e a Lua. Segundo as antigas histórias, o Sol foi criado a partir de um fruto de ouro de Laurelin, e a Lua por uma flor da prata de Telperion. E assim Arda teve um modo definitivo de marcar seus dias e o tempo decorrido neles. A forma aceita pela maioria dos leitores de Tolkien no referente a contagem do tempo é a seguinte:


Sobre as Horas das Árvores:

• 12 horas ( pleno florescimento ) corresponde a um dia das árvores
• 1000 dias ( ou 12 mil horas ) corresponde a 1 ano das árvores
• 100 anos ( ou 1 milhão e 200 mil horas ) correspondem a uma Era das Árvores


Comparando horas das Árvores e horas Solares:

• 1 hora das Árvores = 7 horas solares
• 1 dia das Árvores = ( 7 x 12 ) 84 horas solares
• 1 ano das Árvores = ( 7 x 12.000 ) 84 mil horas solares

• Um ano solar tem 365 dias de 24 horas = ( 365 - 25 x 24 ) 8.766 horas solares
• Então: 1 Ano das Árvores = 84 mil horas solares = 9.582 anos solares

12 horas de luz da lua
}
24 horas = 1 dia solar
12 horas de luz do sol
• 700 idas do Sol e da Lua são 350 dias = 1 ano solar
• 1 hora solar = sétima parte de uma hora das Árvores
• 1 ano solar tem ( 350 x 24 ) 8.400 horas = ( 8.400 ÷ 7 )
• 1200 horas das Árvores = 1 ano das Árvores ou 1 Ano dos Valar
• 1 ano dos Valar = 10 anos solares

Isso pode ser mais bem compreendido da seguinte forma:
• 1 ano das Árvores = ( 7 x 12.000 ) 84 mil horas solares
• 84,000 ÷ ( 350 x 24 ) 8.400 = 10 anos solares

As Duas Árvores foram criadas após 3.500 Anos dos Valar, ou 33.350 anos solares. A Criação do Sol e da Lua ocorreu após 5 mil Anos dos Valar, ou 47.901 anos solares. Com isso é possível concluir que as Duas Árvores viveram em Valinor durante 1.495 Anos dos Valar, ou 14.332 anos solares.

O sistema de contagem de tempo dos homens só foi plenamente adotado após o fim da Guerra do Anel. Pelos Anais de Valinor é certo supor que se passaram quase 38 mil anos dos mortais desde a chegada dos Valar até o fim da presença dos Elfos em Arda. Quando o último dos poderes saiu das esferas do mundo ele se dobrou sobre sí mesmo, e o mundo começou a girar em torno do sol... assim teve início a contagem do tempo em medidas dos mortais.

No comments: